O
espaço virtual é questionado em seus usos e modos. As obras indagam
sobre possibilidades alternativas de interação dos usuários da
rede, sobre facilidades de acesso à rede, sobre censura. A
importância desta categoria de trabalho está na desmistificação
do que é o mundo virtual, que cria uma ilusão de liberdade, sem
hierarquias ou poderes. Esses trabalhos desetabilizam essa ideia.
Porque não
é proibido pisar na grama
Pesquisar
sobre Eva e Franco Mattes na internet pode ser uma brincadeira de
verdadeiro ou falso. Depois de acessar o site da dupla, algumas notas
e notícias, os próximos passos acabam sendo sites que não se sabe
se é uma obra simulando alguma instituição ou se é um site
oficial. Eva e Franco são dois artistas italianos que vivem em Nova
York e podem atender também pela nomenclatura 0100101110101101.org. São reconhecidos no mundo da arte como parte de uma primeira geração
de net.artistas e, renomados pela insígnia de falsificadores.
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Eva
and Franco Mattes aka 0100101110101101.org with their avatars in
Plymouth, UK. Photo by Marco Anelli.
Auxiliados
pela malha de comunicação articulada que é a internet, a dupla
abre fendas na lógica habitual das tecnologias, mostrando que é
possível fazê-lo fora do mundo virtual. 0100101110101101.org exibe
na internet que o proibido ou o sagrado podem ser tocados, e mais, as
ações da rede têm reflexo na vida aqui fora. O trabalho Vaticano,
de 1998, que provocou discussão, é um exemplo. Os artistas
compraram o domínio Vaticano.org e criaram uma cópia do site
oficial com algumas alterações de conteúdo. Tais como a absolvição
de todos os pecadores, naquele ano, via e-mail, em
nome do "espírito livre do Jubileu" e a exposição de
ideais de amor livre, entre outras ideias que jamais seriam
publicadas no site oficial da Santa Sé. O curioso foi que durante um
ano ninguém percebeu as alterações forjadas pela dupla.
Seja
por uma atitude politizada, previamente pensada, ou com o intuito de
causar reações quaisquer na sociedade e no público,
0100101110101101.org desloca o lugar do artista, do público e de seu
interlocutor, por assim dizer, em suas ações. Estes interlocutores,
podem ser chamados também de vítimas! Além de falsear o site do
Vaticano, a dupla já
duplicou
o site hell.com, plataforma privada para artistas, que só acessam
através de convites de usuários – tornando a informação do site
de acesso livre para qualquer um.
Convenceram a população de Viena de que a o ponto histórico da cidade, Karlsplatz, havia sido comprado pela Nike e passaria a se chamar Nikeplatz – através de campanha publicitária forjada por eles mesmos – Nike Ground.
Em No Fun, simularam um suicídio através de bate-papo na internet,
gravando as reações dos participantes do chat.
Copiaram
o site do artista Dirk Paesmans, jodi.org, um dos sites mais
importantes para a net.arte.
Em Os Outros, buscaram fotos pessoais de usuários da internet, em seus
computadores e publicaram em formato de slideshow.
Em Stolen Pieces, roubaram pequenos pedaços de diversas obras de artistas em museus, para formar uma exposiçào com fragmentos de obras.
A escolha das suas vítimas demonstra a atitude política da dupla que direciona um discurso em forma de ação para o ponto de algumas questões, incluindo a população geral com êxito. Ainda que os artistas não assumam uma postura especificamente politizada. As vítimas das suas obras, foram entrevistadas por Domenico Quaranta para a revista ARTPULSE, com o intuito de descobrir se os artistas haviam deixado algo de positivo para elas. (acesse a entrevista)
Na introdução da entrevista, Quaranta destaca uma frase de Walter Banjamim, "Para um colecionador de livros, veja você, a verdadeira liberdade de todos os livros está em algum lugar em suas prateleiras.", demonstrando que o a coleta ou o roubo é como a liberdade do objeto, uma permissão para que este seja mais que as intenções de seu criador. Na obra de Eva e Franco Mattes é possível perceber a internet como uma grande biblioteca contendo informação do nosso mundo, do lado de cá do computador, e esta informação está livre. Assim, o Vaticamo ou a Nike, a tua vida ou a imagem dos próprio artistas, estão à disposição, para serem tocados.
Plagiando
sites, duplicando informações, histórias falsas a um público
sedento de informação, real ou falsa - Eva e Franco Mattes travam
relações importantes para o intento das suas obras – relações
essas com o público e com suas vítimas. Na maioria das vezes, o
público não sabe que se depara com uma obra de arte. Segundo os
próprios artistas, esta é uma particularidade interessante para
obra, pois provoca no espectador reações genuínas. Além disso, o
envolvimento espontâneo de um público diverso, e não selecionado,
enriquece o trabalho. No momento final, quando a verdade é revelada
pelos artistas, o público também é revelado com suas contribuições
expontâneas para a obra. E, geralmente neste momento, a vítima
revela suas impressões.
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